Como escolher o teu imóvel de aluguel?

Viver de aluguel pode ser um desafio para quem precisa, está acostumado a se mudar constantemente por não saber ao certo como escolher o lugar perfeito para morar. O problema acontece muito mais por causa da falta de planejamento do que devido ao modelo de contrato em si, já que a maioria das pessoas que se mudam com frequência o fazem porque erraram ao escolher o imóvel de aluguel ideal para suas necessidades e da sua família.

Para ajudar nessa tarefa, o artigo de hoje irá trazer algumas dicas relevantes a respeito deste assunto tão importante e atual – levando em conta que os contratos de aluguel nos dias de hoje são bem mais frequentes do que compra e venda. Também falaremos um pouco sobre quem decidiu colocar seu imóvel disponível para este tipo de investimento.
Confira!

Imóvel de aluguel – O que preciso levar em conta?

Se você precisa mudar de casa e utiliza como moradia um imóvel de aluguel, este é um momento decisivo, onde escolher a casa ideal para alugar deve ser a hora onde a sensatez e o planejamento tomam conta do processo como um todo. Algumas dicas são essenciais para não errar ou pelo menos minimizar as chances de erro consideravelmente:

escolher a casa ideal para alugar

Saiba quais são as necessidades em relação ao espaço do imóvel

Ninguém deseja se mudar constantemente e o desejo da maioria das pessoas que optam por imóveis de aluguel é poder se manter o mais tempo possível nele, renovando o contrato todos os anos.

Mas isso só será possível se o tamanho da casa e o espaço como um todo for ideal para você e para a sua família.
Por isso, vale a pena consultar um corretor, que irá entender todos os aspectos mais importantes a serem levados em conta, como número de moradores, potenciais filhos e até mesmo comportamento da família – se trabalham em casa ou não, por exemplo.

Casas para alugar, use o nosso buscador!

Tudo isso é essencial para que o imóvel de aluguel seja o ideal para cumprir todas as necessidades, sem que se seja preciso haver a mudança a cada novo item.
O espaço deve estar adequado não só ao que o casal ou a família deseja agora, mas também ao que pode desejar no curto e médio prazo. O corretor irá pensar mais além, enxergando possíveis mudanças futuras e isso irá diminuir os riscos de insatisfação com o imóvel. A ajuda de um profissional nessa hora pode fazer toda a diferença!

Saiba sobre suas necessidades em relação à localização do imóvel

Assim como o espaço, a localização é um fator importante para que haja uma satisfação com o imóvel de aluguel por mais tempo e não será necessário se mudar a cada nova mudança de hábitos.
Escolher apenas pensando no preço é comum entre quem precisa se mudar rápido e este é um erro que torna o processo de adaptação bem mais difícil e muitas vezes exigindo a procura por outra casa em pouco tempo.

Vale a pena pensar com calma, mesmo que este seja um momento essencialmente de ansiedade. O corretor também irá ajudar a clarear as ideias e promover uma melhor escolha junto com a família, que passará a entender esses fatores como fundamentais para o bem-estar de todos.

Localização do imóvel

Preferência pessoais na hora de alugar tua casa

Depois de pensar sobre o espaço em si e como ele irá acomodar toda a sua família, pensar na localização e no valor, é hora de analisar as suas preferências pessoais.

Por exemplo, há quem goste mais de cozinhas grandes e não se importe com o quintal e vice-versa. Veja o que mais se encaixa no seu sonho de moradia e siga nessa direção. Muitas vezes, por se tratar de um imóvel de aluguel, as pessoas são menos enfáticas no que desejam e por este motivo se mudam com muita frequência.

Sua família gosta de jardim? Quintal? Varanda? Converse com seu corretor e passe essas informações à ele, sempre tentando alinhar suas expectativas com suas condições no momento.

Veja também o post: "Como escolher uma casa com Jardim"

E quem irá colocar um imóvel disponível para aluguel, quais os cuidados?
Falamos sobre quem irá alugar um imóvel de aluguel e quais os cuidados antes de fechar o negócio, mas e quem pretende investir no aluguel do seu imóvel ou empreendimento? O que deve pensar?

Em suma, a dica principal é sempre procurar um corretor para que ele possa avaliar de forma justa e honesta o quanto ele vale e quais serão as estratégias de promoção para que o processo flua mais rapidamente. Além disso, algumas dicas são importantes:

Sempre tenha sua documentação em dia

Embora seja um imóvel de aluguel, a documentação precisa estar em dia, especialmente as que comprovam no nome de quem ele está. Com a ajuda de uma imobiliária e do corretor, é possível saber quais são esses documentos e como consegui-los em caso de inexistência.

Sempre prefira o processo por uma imobiliária

Alugar para terceiros sem a intervenção de uma imobiliária pode ser arrisco, especialmente porque não haverá nenhuma garantia de pagamento – que costuma existir quando um corretor está por trás das negociações.
Em geral, para locatário e locador, os cuidados devem existir e o processo deve ser feito sempre com a ajuda de profissionais acostumados com esse tipo de negociação, para evitar erros, arrependimentos e problemas de legislação, como quebras no contrato ou mesmo danos ao imóvel de aluguel. Tudo deve estar respaldado pela lei e dentro daquilo que ambos precisam.