Na hora de comprar ou alugar uma casa, temos que pensar em tudo que ela envolve, desde seus cômodos, sua distribuição de espaço, conforto e segurança até mesmo a área externa, como o jardim. É o sonho de muitas pessoas ter uma casa com jardim, afinal, ele traz aquela sensação gostosa de estar mais próximo da natureza, mesmo quando moramos em uma cidade grande.

Mas como alugar casas que tenham esse espaço sem adquirir junto com elas uma dor de cabeça no futuro? No artigo de hoje, vamos explicar melhor um pouco sobre os jardins e tudo que você precisa saber antes de optar pelo seu novo imóvel com essa característica tão importante para algumas pessoas. Confira tudo que separamos logo abaixo!

 

Casas com Jardim – Existem benefícios?

Obviamente, quando pensamos em alugar casas, não queremos sair em pouco tempo, já que a mudança é algo trabalhoso e desgastante para todos os membros da família. Por isso, é muito importante pensar em uma casa com detalhes que ela possa ter, como o jardim. Afinal, será que morar em um lugar sem um pouquinho de verde não vai te incomodar ao longo do tempo? Vamos entender um pouco mais os benefícios desse espaço:

 

Estética

Em primeiro lugar, a estética! Casas com jardim são bem mais bonitas e chamam mais atenção. Mesmo que o jardim esteja nos fundos, ter um espaço com muito verde pode proporcionar um momento bem relaxante para você e para a sua família. Estudos indicam que apenas observar as plantas diminui o estresse em até 20%. Embora ainda não hajam comprovações exatas deste número, todo mundo concorda que um tempo em meio a natureza recarrega as energias.

Estética melhorada com a casa de jardim

Quem pretende alugar sua casa, investir em um jardim é um bom negócio, pois valoriza o imóvel e o deixa bem mais propenso a ser alugado com facilidade. O mesmo vale para quem vai vender ou pretende negociar uma troca. O jardim agrega beleza e beleza é sinônimo de mais vendas em todos os setores.

 

Qualidade de vida

Ter uma casa com jardim é sinônimo de mais qualidade de vida pois, como dissemos, as plantas diminuem o estresse apenas por estarem ali. Mas não é só isso: você poderá interagir com elas, mexer na terra, passar um tempo limpando a mente. Isso reduz ainda mais a ansiedade e o estresse. Por fim, ainda há a opção de plantar seus próprios temperos, pois o espaço é favorável à isso. Jardim melhora a casa e melhora a vida!

Ecologia no jardim de sua casa, reflexo de descanso

Ecologia

Agora precisamos falar da consciência ecológica de quem tem um jardim. Ele irá reter mais água, evitar enchentes, problemas de saúde dos familiares – como alergias da poluição – e melhorar a qualidade do ar. Dependendo do tamanho do seu jardim, ele pode ser um grande diferencial para a ecologia em geral, especialmente se tiver árvores. Casas com jardim ajudam bastante a melhorar o ecossistema local.

 

Como escolher as plantas do meu jardim?

Você alugou uma casa com jardim e agora não sabe ao certo quais plantas irá colocar nele e nem mesmo quais deve manter. Se puder, nós indicamos que procure um paisagista para te auxiliar ou faça uma análise por si só de alguns fatores:

 

Aluguel, venda ou compra?

Primeiro, analise se você está alugando, vendendo ou comprando uma casa. Se você irá morar em uma casa de aluguel e quer investir no jardim, vale mais a pena optar por aquelas que podem ser removidas, caso a família se mude em um futuro próximo. Também será importante conversar com o proprietário e ver a possibilidade de árvores na residência. Se houver autorização, elas ajudam na qualidade do ar e promovem sombra no quintal.

aluguel ou venda?

Já quem irá investir no imóvel, seja para a venda ou aluguel, a dica é saber quanto se está disposto a gastar e qual a pressa para que o jardim fique com uma aparência perfeita para agradar os futuros compradores ou locatários. Lembre-se da valorização que o jardim traz ao imóvel de maneira geral e deixe-o o mais bonito possível para impressionar quem irá visita-lo.

 

Tempo de cuidado

Quem alugar uma casa com jardim deve saber qual o tempo que dispõe para cuidar dele ou se tem como contratar uma pessoa responsável por este processo. Vale a pena saber escolher as plantas se for possível ou fazer um planejamento sobre o espaço para ter certeza de que poderá mantê-lo sempre em ordem e bonito. O tipo de jardim também interfere muito no quesito tempo e é válido optar por aquele que se adequa mais às suas necessidades gerais.

 

Família

Qual o tamanho da sua família? Tem animais, cachorros, gatos? Analise tudo isso antes   de escolher as plantas e o jardim, para não prejudicar sua família ou mesmo seus pets. Animais e crianças adoram jardins, por isso, vale a pena optar por uma casa com um quando temos uma família nessa estrutura. Arvores também são ótimas opções para crianças, que podem buscar as frutas no pé e brincar na sombra sem grandes problemas.

Família no Jardim

Em geral, jardins são excelentes para famílias e qualquer pessoa que adore natureza e queira ter mais qualidade de vida. Nossa dica é que você estude aquele que mais se encaixa nas suas necessidades e descubra a melhor opção para sua família. Porém, se bater a duvida, não pense duas vezes e escolha sua casa com o jardim ou o espaço para ter o seu sonho realizado. Fale com o seu corretor de imóveis, ele irá saber te ajudar!