sustentabilidade

A sustentabilidade está sendo muito falada nos últimos anos, devido à preocupação com o meio ambiente e ao futuro do planeta. As mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global e aceleração da degradação dos recursos naturais são os principais pontos citados quando se toca no assunto, e muitas pessoas já estão fazendo a sua parte, adotando um modo de vida sustentável. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas de sustentabilidade para a sua casa:

– Reciclagem: a quantidade de lixo produzido diáriamente pelas pessoas é enorme, e muitos deles podem ser reaproveitados. Separe o lixo orgânico do reciclável, descarte o lixo eletrônico, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, etc, em lixos apropriados. Saiba também os horários da coleta seletiva, pois não adianta saber como jogar o lixo fora se não sabe para onde mandá-lo.

– Use produtos biodegradáveis: esses produtos são feitos de microorganismos vivos que, ao entrarem em contato com o meio ambiente, se decompõem de forma natural e rápida, e não danificam o meio ambiente. Os produtos biodegradáveis agora contam com um selo específico para que as pessoas saibam qual comprar, como as sacolas plásticas que são utilizadas na embalagens de alguns produtos alimentícios e garrafas d’água, que são feitos a partir do óleo vegetal.

– Economia de energia: O Sol é a nossa maior fonte de luz e energia, então sempre que possível prefira a claridade natural. Utilize lâmpadas fluorescentes, pois o gasto com energia é muito menor do que uma lâmpada comum. Desligue também os eletrônicos que não estão sendo utilizados, pois além de diminuir o dano ao meio ambiente, diminui o gasto com a sua conta de energia.

– Economia de água: evite o desperdício de água. Feche bem a torneira quando não estiver utilizando, ao escovar os dentes ou lavar a louça. Reaproveite a água da chuva ou da máquina de lavar para lavar a calçada e prefira a lavagem a seco ao limpar o carro.

Essa são pequenas mudanças no seu modo de vida, mas que contribuem imensamente para o futuro do planeta.